quinta-feira, 1 de março de 2012

O Gentleman da minha rua!


Ontem, depois de uma ida à Nutricionista lá fui contente e alegre ao supermercado comprar tudo aquilo que  poderei ter no frigorífico nos próximos tempos.
O entusiasmo e empenho em cumprir tudo à risca foi tanto que dei comigo a sair do supermercado do Corte Inglês com oito sacos cheios de mil coisas nas mãos!

Distraída e cheia de pressa porque ainda tinha que ir fazer o jantar a uns amigos do Colégio que não via há uns bons anos, nem me lembrei que, apesar da minha casa ser mesmo em frente ao Corte Inglês, teria sido bom levar o carro!!
Ao fim dos primeiros cinquenta metros a carregar tudo já bufava!

Ainda pensei "Não vais ao ginásio, aqui está o exercício para os teus braços! Bora lá Tikas!".Passados dois minutos já estava com os braços a desmoronar e a corar da força que estava a fazer. Já não queria o ginásio e desesperava por um carro ou bicicleta! Alguma coisa que me tirasse aqueles sacos das mãos!

Rapidamente a ideia do exercicio dos musculos do adeus esvaiu-se e só pensava " Que parva Ticas! Já nem a tua carteira deves segurar com a mão por causa das tuas fracas e frágeis articulações e foste logo meter estes quilos todos nos dois pulsos!"

Continuei, não havia muito mais a fazer a não ser continuar a andar como uma árvore de natal! Foi mesmo o que me senti, uma árvore de natal fora de época, a dar pontapés em todos os presentes enquanto andava e prestes a deixar cair tudo!

Muitas pessoas passaram por mim e viam a minha aflição! Bem que tentei disfarçar e parecer que estava tudo seguro e tranquilo, mas acho que a minha cara tão corada me denunciava facilmente! Muitos homens ou projecto de homens caminharam a meu lado e seguiram em frente como se a árvore de natal lhes fosse indiferente! Bem pensava que um deles podia ser um Senhor e pelo menos aliviar um bocadinho as minhas articulações! Apesar de não terem nada haver com a estupidez e insensatez da minha atitude, podiam querer ajudar...podiam também eles fazer o seu ginásio ali! ;)

Nada disso! Nem os homens engravatados, nem os miúdos da Nova, nem o dono da mercearia onde vou sempre comprar coisas me ajudou!

Para meu espanto, tive ajuda de um grande SENHOR!
Tive ajuda do grande senhor que é o arrumador da minha rua! O senhor que ainda não percebi se é Russo ou Ucraniano porque fala muito pouco e ainda mal.
O arrumador que todos os dias sempre que vem a EMEL me toca à porta para eu descer e pôr o ticket e quando vê que não estou põe por mim.

O arrumador da minha rua viu-me lá de longe e imediatamente veio a correr ter comigo! Ao mesmo tempo que abanava com a cabeça a dizer que não e dava a entender que eu era maluca em carregar tantos sacos ao mesmo tempo! Confesso que foi um enorme alívio quando o vi a correr na minha direcção! Ri-me, enquanto ele continuava a abanar a cabeça e a dizer que não!
Não descansou enquanto não me deixou dentro do elevador com todas as compras e fugiu de mim quando lhe quis dar dinheiro!

O arrumador não tinha que o fazer, como ninguém que passou por mim o tinha que fazer, mas sentiu-se mal por me ver a mim, uma menina tão carregada e atrapalhada!

O arrumador foi um Senhor e não o fez por querer dinheiro, por esperar alguma coisa em troca! Fé-lo porque é um homem com princípios e é isso que, quer se seja  professor, director, engravatado, surfista ou um simples arrumador, é isso que faz a diferença!

São os nossos valores e educação que definem as nossas atitudes, a nossa segurança! Não só nos ambientes que nos são familiares mas na sociedade, com os que estão ao nosso lado e mal conhecemos!

Este Senhor pode ser um simples arrumador mas nunca me faltou ao respeito, nunca me exigiu dinheiro e sempre que aparece a EMEL o meu carro tem ticket porque ele lá o põe! Nunca lhe pedi para o fazer mas esperto viu onde morava e começou a fazê-lo!

Hoje guarda quase todos os carros da rua e tem o respeito da maioria dos moradores e a ele não me importo de dar dinheiro!Porque realmente faz daquilo o seu trabalho e cumpre-o bem!

Haja mais Senhores assim! Haja mais arrumadores assim e que continuem perto de mim porque este tipo de pessoas sabe bem ter por perto!
Estas pessoas fazem-me ver que nem tudo é mau na nossa sociedade! Estas pessoas fazem-me ter esperança e ver que onde menos esperamos ainda há valores!

Gostava e espero que um dia um filho meu, seja qual for o seu caminho e vida, seja sempre tão Senhor para os outros na rua como este simples arrumador foi para mim ontem! Serei uma mãe orgulhosa!