quarta-feira, 25 de julho de 2012

Notas fora do refrão!

Todos os anos festejamos o dom da vida e a graça de estarmos vivos de 365 dias em 365 dias! Cada dia tem 24horas e cada hora 60minutos constituidos por minutos que duram 60 segundos!

A nossa monotonia começa aqui! No limite das nossas 24h diárias! A vida é feita de passos sistematicos, de sinfonias onde a melodia se repete e a pauta se volta a escrever sempre da mesma maneira! Mas como nas músicas, não podemos ficar só pelo refrão! Não podemos ficar satisfeitos com o que gostamos mais, com o que sabemos que está ali e é cantado sempre da mesma maneira!

Quando ouvimos e cantamos uma das nossas músicas favoritas queremos mais do que um simples refrão! Queremos um espectáculo!! Queremos luzes em várias direcções e de diferentes cores!! Queremos bailarinos!! Queremos que a música seja cantada por inteiro e que mesmo assim fique em nós uma vontade e um gozo de a voltar a cantar e cantar!

É fácil entrarmos na monotonia e deixarmo-nos ficar pelo refrão! É fácil pôr de lado a letra  por completo e ficarmos apenas pela parte em que temos mais segurança! Deixarmos correr a música como a vida, cantarolando apenas o refrão!

Até ao dia, em que nos chamam ao palco! Até que esse momento que devia ser épico e único se transforma também ele apenas num refrão! Sem darmos conta deixamos que a monotonia acabe por nos estragar os nossos momentos, os nossos sonhos, as nossas oportunidades! Irónico é, que todas as músicas em que apenas sabemos o refrão foram escritas e cantadas pelos nossos ídolos! O momento perdeu-se! Ironia das ironias não nos esforçámos o suficiente ou pelo menos mais um bocadinho e ficámos com aquilo que alimentámos, o refrão! Ficámos com uma parte quando lutámos pelo todo!

A nossa vida é música! Uns dias animada e eufórica, outros dias melancolica e triste! A nossa vida tal como a música, tem as mesmas sete notas, tem as suas escalas e tons e com estas conseguimos fazer músicas extraordinárias, músicas únicas e especiais! Somos todos feitos do mesmo, dependemos todos do mesmo mas temos algo que nos torna únicos e singulares! Temos algo que nos faz aproximar uns dos outros, que nos faz encontrar Aquela Voz que perto de nós facilmente torna as nossas palavras música e consegue com que as suas aos nossos ouvidos soem a melodia!

A monotonia faz parte da nossa vida, está em nós! Não permitamos que ela se apodere de nós e nos faça ouvir repetidamente a mesma música! As notas têm que ser misturadas de vez em quando! A música até pode ser a mesma mas tem que ser entoada de outra maneira, ouvida num sitio diferente, acompanhada por tambores em noites loucas ou por flautas e violinos em noites mais serenas!

Enquanto existirem notas, enquanto a voz ao nosso lado conseguir transformar palavras em música, vale a pena não ficarmos apenas pelo refrão! Vale a pena usarmos da imaginação e pormos notas de pernas para o ar fora do refrão!