quarta-feira, 12 de setembro de 2012

E viva o Portugal das Lamentações!

E viva o Portugal das lamentações!

Este ano fui assistindo os Jogos Paraolímpicos e foram muitas as vezes em que fiquei perplexa! A quantidade de exercícios e modalidades que atletas com altos níveis de deficiência física faziam eram simplesmente extraordinárias! Respeito muito as pessoas com deficiências, vivem num mundo pouco preparado para eles. Tudo é um esforço, todos os dias são um dia...e cada dia é um jogo em que se brinca com todas as premissas que a vida lhes deu!
Estes são os verdadeiros heróis! Heróis que contra todas as adversidades, com o seu suor, empenho, sofrimento e dedicação alcançam um lugar no mundo! Atingem o impensável!

Pela simples razão de se respeitarem e dignificarem o dom da vida merecem o nosso respeito! Todos estes atletas vão conseguindo ultrapassar o muro das pieguices e lamentações sem se fazerem de coitadinhos! Invejo a vontade que têm em viver e fazer por acreditarem numa vida, numa vida diferente da vivida até agora, mas uma vida!
Emociono-me pela coragem e persistência com que lutam pela sua integridade no mundo enquanto seres, enquanto pessoas!

Eis a minha questão: Como é que estas pessoas conseguem arranjar forças e garra para mudarem as suas mentalidades e encontrarem um novo lugar no mundo, e nós, dotados de cabeça, tronco e membros, visão e fala, revestidos de sabedoria, raciocínio, facilidades e um mundo inteiro por descobrir sem dependermos de terceiros, como é que temos a lata de nos lamentarmos todos os santos dias?!?!?!?!?!

Quando deixamos que o muro das lamentações faça parte de nós e permitimos que entre nas nossas casas, trabalho, nos nossos jantares entre amigos, na nossa família não nos estamos a respeitar nem a dignificar o que todos temos, a vida! Estamos a ser medíocres!
Criticar, quando construtivamente, é positivo, faz bem e produz mais e melhor! Lamentar é mau, é negativo, é pessimista, é o revelar de uma inoperância constante! Lamentar-se e não fazer nada para contrariar a lamechice é burrice e tenho muita dificuldade em lidar com pessoas burras que por capricho se fazem de coitadinhas!
Com os tempos e condições bastante complicadas e adversas, parece que lançaram o curso das novas oportunidades para a Lamechice com direito a título de Coitadinho!
Custa sermos humildes para fazermos coisas para as quais não estudámos e nas quais a sociedade nos estranha ver! É verdade, custa! Custa contrariar hábitos e luxurias antigas mas os tempos assim o exigem!
O português vive na sombra dos que foram conquistadores e tiveram a audácia e coragem de ir à procura da descoberta do mais além! Vive do comodismo e tem medo da incerteza. Prefere a constante lamentação à incerteza de um esforço diário onde poderá falhar.

Adoro o meu país! Adoro ir todos os dias para casa e deixar-me maravilhar pela beleza de Lisboa. Desde o Rossio com o Castelo a espreitar sobre nós como quem pede para o admirar. À Baixa com o seu movimento de pessoas oriundas dos vários cantos do mundo. À Praça do Terreiro do Paço que nos faz virar costas ao rio para mergulhar na sua imponência e beleza...Adoro chegar a casa e ver os barcos a passar.
Não me imagino a viver noutro país! Viajar é dos poucos vícios que tenho e sempre que o faço gosto de voltar ao nosso Portugal, ao cantinho no mundo que se deixa abraçar pelo mar com um potencial enorme! Gosto de viver aqui, sou portuguesa, tenho cá os que mais amo! Gosto de viver num país onde as mulheres têm direitos, onde as crianças ainda brincam na rua e a principal razão de morte não são doenças, fome ou bala perdida! Gosto de viver num pais onde a palavra Saudade se deixa cantar num fado!

Temos que começar a ter respeito por nós, a evitar as lamentações, a criar oportunidades, a sermos mais solidários, a sentirmos que fazemos alguma coisa por nós, pelos outros, pela sociedade! É preciso calma, espirito de sacrifício e vontade de trabalhar no quer que seja! Todo o trabalho, desde que bem feito, é digno! 

"Para trás mija a burra e para a frente é que é o caminho!" Enquanto tivermos família e amigos tudo se consegue, tudo se ultrapassa! Não se lamentem...Façam!