terça-feira, 10 de abril de 2012

As leis da vida!!


A vida prega-nos partidas, umas que nos fazem rir outras que nos fazem chorar e perder o ar, como se nos tivessem dado um murro na barriga e a mão continuasse sempre a empurrar e fazer força sem nos deixar respirar!! E quando nos alivia um bocadinho volta outra vez em força!
Foi assim que me senti de há uns dias para cá! Foi assim que me senti quando a vida e as suas leis inesperadamente impediram uma família estar com quem mais adoram! Foi assim que me senti quando me apercebi que a vida retirou em segundos a possibilidade de uma família voltar a ouvir o bater de uma porta a abrir e ouvirem o pai entrar! Senti esse murro no estômago quando realizei que já não iam ouvir essa voz pela casa, já não iam ter o abraço, o beijinho e tudo o que se pode ter e dar a quem amamos!
Faz-nos parar e tremer dos pés à cabeça, não conseguir dormir e quando os olhos se fecham já queremos que eles se abram para podermos ir dar mimos, uma mão amiga, um olhar cheio de força a quem realmente precisa! Adormecemos com um sentimento de impotência por tentarmos consular o que é inconsolável!
Sentir que realmente nem Deus nem ninguém controla as leis da vida cria uma certa revolta, um certo medo e muita insegurança!
Por muito que gritemos, por muito que choremos a vida é tramada e põe-nos à prova das mais diversas e inesperadas maneiras! A vida brinca connosco e aquilo que hoje temos como certo e garantido num ápice deixa de existir! O amanhã deixa de ser um dia no calendário e passa a ser um ponto de interrogação e todos os outros dias reticências!
Custa respirar e engolir, custa perceber o que não tem nem terá explicação! Custa encarar a realidade! As palavras do Padre Miguel chegaram-me ao coração! Tudo é injusto e nestas alturas há revolta, há discussões, há desespero, há incompreensão! Porque ninguém merece, ninguém quer, ninguém espera uma coisa destas!
Há que ter Fé, há que ter Fé e acreditar que temos sempre um Amigo connosco! Acreditar que Deus não dispõe das nossas vidas, não decide dar vida e dar morte! Deus também se revolta com estas perdas, Deus também chora com o sofrimento de todos! Sobretudo Deus é um amigo! Um amigo que através dos que nos deixam fica mais próximo de nós!

Talvez por isso acredite e sinta que quem nos deixa se torna mais um anjo que nos guarda!  É um amigo que por estar tão próximo de Deus se torna um anjo e por nos amar tanto não nos larga dia e noite! De uma maneira pacata e banal, é como se fosse nosso correio expresso, a nossa cunha para chegar a Deus! É alguém que de tão perto que está D'Ele Lhe faz chegar os nossos pedidos e Graças de uma maneira especial e próxima! Alguém que uns dias vamos sentir que se ri de nós lá bem longe e noutros dias nos vai parecer que o ouvimos sussurrar ao nosso ouvido! 
Acredito que Deus vai chegar aos corações que tem que chegar, vai enche-los de força, de fé e esperança! Já o está a fazer sem darmos conta! Já está em cada amigo da família que os ampara, que os leva ao colo! Que lhes dá um mimo e um abraço! Que conta uma história, que chora com o sofrimento deles, que lhes dá o espaço necessário mas que também entra nele para quebrar o silêncio, para quebrar a falta da voz rouca e gargalhadas!
Não há maior bênção que estarmos vivos, que podermos gozar o que a vida nos oferece e sem dúvida que não há nada melhor que os amigos! A Família não escolhemos, nasce connosco porque assim o é, porque alguma lei na vida assim quis que fosse! Os amigos vão surgindo nas nossas vidas, uns entram e saem! Outros ficam e permanecem porque assim o queremos e outros são uma desilusão! Mas aqueles que escolhemos e que simultaneamente temos a sorte que nos escolham a nós também, são uma dádiva! Os amigos são aqueles que quando é difícil acordar, quando é difícil acreditar, estão lá! São o nosso despertador para a vida e o chá de Noite Tranquila que nos adormece! A nossa maior força e apoio!
Acredito que com a ajuda do maior amigo de todos, Deus e com a ajuda de todos os outros tudo se simplifica, o renascer é mais suave e ténue! 
Quem tem amigos, se não tem tudo...tem quase tudo! E esta família tem uma boa dose deles!
Peço a Nossa Senhora para acompanhar todas as famílias e em especial esta, a quem a vida vai pregando estas partidas tão violentas e difíceis de aceitar! Peço por todas e para que todas tenham a sorte de ter amigos! Para que todas consigam ter Esperança no destino e devagarinho de colo em colo, deixarem de sentir o murro na barriga!
ESTAMOS CÁ!