quarta-feira, 14 de março de 2012

Morfina+Mimos= Família Harmonia!



Com a viagem a Inglaterra e o aparecimento da Cassandra há já três semanas que não acompanhava os estudos da Família Harmonia.
Ontem a bocejar de sono e com a preciosa ajuda da morfina lá consegui ir. Fui porque queria, porque é o meu dever, porque através da Associação Ajudar Uma Família me comprometi em ir.  Mais do que isso, queria e devia ir porque a mãe deles desde que soube da existência da Cassandrinha tem sido incansável, liga-me todos os dias e quando não liga envia-me mensagens! Tal como a minha família e amigos, mas esta mãe não teria que o fazer ou eu não esperava que o fizesse de uma maneira tão ternurenta. Para agradecer a preocupação e mimo nada melhor do que aparecer e dar eu também os meus mimos!

Fui buscar os mais novos à escola ou àquilo que chamam de escola, em Camarate! Uns contraplacados cinzentos com janelas...aspecto frio e nada acolhedor! Devem ser gelados no inverno e um forno no verão! Os miúdos começaram a sair, cada um da sua etnia e várias que são! Entre as correrias normais ouve-se um miúdo em gritos esganiçados a queixar-se à mãe que o cigano lhe disse que o matava e lhe tinha dado um murro! Engulo em seco com a indiferença da mãe! A realidade nestes meios é fria e dura e começa já nestes miúdos com oito ou nove anos!
A alegria e entusiasmo dos dois mais novos quando me vêem ao portão é notória e o espanto dos pais e avós que ali estão também se sente! Já sabem que vão estudar de uma maneira divertida e que pelo menos aquela tarde vai ser diferente, daí a euforia!
Fico com o coração cheio sempre que os vou buscar, vejo e sinto aqueles sorrisos tão puros e queridos! :) :)

Já no carro, apesar de contentes noto que estão apreensivos! Deduzo que seja por ter falhado três semanas, mas não... A primeira coisa que me perguntam baixinho e cabisbaixos foi como é que eu estava?
Explico de uma maneira muito simples e suave que o que tenho vai passar num instante! Que já tive assim uma vez e fiquei óptima! Um deles, apreensivo e receoso com a resposta, pergunta-me se depois de ir para o hospital ainda volto?
Estranho todo este medo mas recordo-me que em Dezembro a irmã deles com apenas onze anos foi ao hospital, ficou lá um mês e acabou por morrer no dia de Natal! A ideia e imagem que têm de uma ida ao hospital não é de certeza a melhor!

A sorrir garanti-lhes que voltava e assegurei-lhes que me iam aturar mais vezes!
Não só lhes dei essa segurança como sugeri que me fossem visitar ao hospital pois iria estar óptima e melhor ainda quando visse os sorrisos deles lá!
Ouvi um suspiro de alívio e atrás dele um sorriso e descontracção! Com alegria um deles disse-me:
-"Ainda bem Txicas, porque nós vamos fazer uns presentes e queremos que os recebas!"

QUE AMORES! QUE MIMOS TÃO BONS! QUE CORAÇÃO TÃO CHEIO!QUE TERNURA! QUE GRAÇA TÊ-LOS NA MINHA VIDA!
‎"As palavras de amizade e conforto podem ser curtas e sucintas, mas o seu eco é infindável." Confiro e sinto aqui as suas sábias palavras Madre Teresa de Calcutá.

Se a morfina me levava às nuvens esta dose de mimos levou-me ao céu! Deixou-me literalmente com uma moca única e espectacular! Se a ideia inicial era só ir dizer-lhes OLÁ e voltar para casa descansar rapidamente mudei os planos! Impossível resistir a miúdos tão queridos e amorosos!

Chegádos a casa o normal seria lanchar e estudar! Noto que a parte do lanche não existe e depois de poucas perguntas percebo que já falta há algum tempo! Não chegaram a  tirar as coisas das mochilas, passados segundos estávamos todos no carro a caminho do Supermercado! A dispensa estava vazia! Esta Família estava faminta!
Graças ao donativo da Avó da Família Pietra Torres, conseguimos assegurar por mais umas semanas a alimentação desta família!

A ida ao supermercado foi sem dúvida uma Aventura de Aprendizagem!
Fui tratada como um princezinha por eles, cada um com o seu cesto na mão e eu que não carregasse nada! Mal tinha alguma coisa na mão aparecia um deles que se encarregava de me retirar o que tinha e rapidamente colocar no cesto!

Quando perguntava se gostavam mais disto ou daquilo só respondiam que gostavam de tudo!Estamos a falar de miúdos de um bairro social que podiam não ter estas noções, mas têm!
A viagem pelos corredores começou: Pão, arroz, massa, iogurtes, carne, peixe, batatas, feijão etc todos estes alimentos foram enchendo os cestos e acreditem que tudo o que comprámos foi ao preço mais baixo!

Cada vez que escolhia alguma coisa, o mais velho vinha ter comigo e instantaneamente mostrava-me a marca com o preço mais barato! O meu queixo estava caído!
Estava a levar um grande "bailinho da madeira" deste miúdo nas compras!
Parecia aquelas máquinas que nos dizem os preços, mas ele bem mais rápido e eficaz porque automaticamente evitava as coisas caras e o alvo certeiro eram sempre as super baratas!

Fiz questão de ir à parte que mais adoro nos supermercados: o corredor das gomas, chocolates e rebuçados!
Os olhos dos mais novos brilhavam como diamantes mas baixavam cada vez que o irmão mais velho os repreendia pois não queria que se gastasse dinheiro em gomas quando com aquele valor se podiam comprar outras coisas!
A tikinhas fez o papel de avózinha  (soube tão bem) e cada um teve a oportunidade de escolher uma guloseima! O mais velho continuou a não querer, apesar de lhe apetecer de certeza imensas coisas daquela prateleira não se conseguiu desprender do conceito de desperdício e necessidades básicas que tão incutidas estão nele!

Fui-me deixando levar nesta aventura, dei por mim a observar e absorver informação! Como eles escolhem, o que escolhem, o que gostam, o que costumam jantar, o que levam para a escola etc.

Apercebo-me que mesmo quando podem ter o que seria um extra o rejeitam porque o consideram um gasto supérfulo.
Surpreendo-me com a maneira como arrumam as compras para poupar os dois cêntimos dos sacos. Tiram os cereais das embalagens e guardam-nos apenas com o saco que vem por dentro! Conseguem assim ter mais espaço, tudo mais organizado e poupar DOIS CÊNTIMOS!!
Reparo que não sou a única a observar, à nossa volta temos vários olhos a mirarem-nos sem disfarce algum! Assumo e aceito que deve ser estranho ver uma branquela com pintas castanhas às compras com três pretinhos cheios de cestos recheadinhos...mas não gosto que me olhem assim com desconfiança, não gosto de me sentir uma montra alvo de olhares estranhos! Os próprios polícias do supermercado estavam desconfiados e intrigados!

Os miúdos aperceberam-se dos olhares e começaram a olhar para o chão o que me fez um nervoso miudinho! A branquela não se importa com os olhares, tenho muitas pintas para me defenderem! Estes pretinhos amorosos e queridos não têm que levar com eles!

Achei por bem quebrar o gelo e já na caixa, com tudo nos sacos e toda a plateia a olhar curiosa, disse-lhes com a minha voz grave num tom médio alto e palavras rápidas "Agora vou-vos ensinar a fugir com as compras sem pagar!Boa?"

Ainda me riu com a imagem das caras deles de espanto a olhar para mim! Por segundos ficaram a achar que tinha alucinado, olharam para mim, para o homem da caixa, para as compras e não disseram nada!
Calmamente e a gozar o prato disse-lhes que estava a brincar e ainda nos rimos todos!
Nós e o senhor que estava atrás de nós porque o resto do público não gostou!

Foi bom termos enchido aquela cozinha! Foi bom ter estado com eles no supermercado e conhecê-los noutro meio que não a casa! Foi bom chegarmos a casa e tal era a traça que tinham terem preparado em cinco minutos uma pizza que devoraram em menos tempo do que a aqueceram! Foi bom ter estudado com eles sem a 9ª Sinfonia de Barrigas a Roncar! Foi bom sair de lá cheia de abraços e mimos! Foi mais uma prova de que realmente os meus problemas comparados com uma dispensa vazia, não são problemas! Foi mais uma prova de que a nossa postura na vida e nos obstáculos que nos coloca conta muito e enquanto conseguirmos temos de ir tentando fazer as nossas obrigações! Porque nos faz bem a nos, porque faz bem aos outros!

OBRIGADO A TODOS os que ajudam! Obrigado querida Avó da Família Pietra Torres por possibilitar esta ajuda! Por ontem termos conseguido através do seu donativo saciar a "vontade de comer" desta família!

Obrigado Família Harmonia por estarem presentes na minha vida, por me ensinarem e darem tanto! Os vossos sorrisos estão a tornar-se um vício e enquanto cá andar vou fazer de tudo para que eles continuem! ;)