domingo, 5 de maio de 2013

Hoje é o vosso dia!

 
 
 
 
 
 



Hoje é o vosso dia!
O dia das minhas queridas mães!

Acho bonito que exista um dia dentro dos trezentos e sessenta e cinco dias do ano especial para todas as mães!
As mães são extraordinárias! Sem nos verem já gostam de nós e mesmo quando lhes damos pontapés e enjoos continuam a dar-nos festinhas. Fazem do coração escudo que nos protege e são esponjas que absorvem todos as nossas alegrias e tristezas e quando apertadas transbordam de lágrimas e sorrisos. Bebem a nossa felicidade e multiplicam-se para que os males não nos atinjam. Transcendem-se para nos darem o melhor que sabem e encarnam leoas para nos protegerem. Educam-nos e dão-nos valores para que sejamos o melhor que queiramos com as bases adquiridas! Sofrem cada vez que estamos doentes, ficam de coração apertado cada vez que saímos à noite, orgulham-se de nós e têm medo. Medo do dia em que nos vão "perder" para alguém que também amamos mas de maneira diferente. Adormecem melhor cada vez que estamos presentes e acordam radiantes apenas porque nos amamos!

Tenho uma ideia mais vaga do que gostava da minha mãe João. Amarro na memória as pequenas lembranças que tenho, tento ouvir a sua voz mas não consigo o tempo tratou de a apagar. Colo todas as histórias que me vão contando e revejo as poucas fotografias que tenho.
Sou a cara do meu pai e por isso sempre que vou conhecendo, aqui e ali, mais um bocadinho de Ti tento encontrar alguma coisa que tenha herdado Tua. Acho que ainda temos algumas!
Durante alguns anos vivi agarrada a estas memórias e sentimentos para que o meu coração não esquecesse o que é ter mãe. Vivi muitas vezes com a falta de ter uns braços abertos prontos para me apertarem, apenas porque sim! Foram imensas as alturas em que precisei de mimos, dos teus mimos, mas cresci e fui aprendendo a viver sem eles! Entristecia-me e entristece não os conseguir ter mas resignei-me às saudades e ao facto de que teria de deixar de ansiar e esperar por um amor de mãe e os seus reflexos quando á partida já sabia que não os teria!

Enganei-me!
Neste caminho e ao fim de algum tempo de conhecimento, maturação e relação, descobri um amor muito próximo ao teu amor, mãe João.
A avó Zé completou grande parte do vazio que forçosamente deixaste em mim. A seu tempo criámos os nossos laços, os nossos beijinhos e abraços. Aquele sorriso maroto enchia-me o coração e o seu beijinho antes de adormecer dava-me amor. Finalmente senti o que era o amor de uma mãe! A paz e calma que nos dá, a segurança que nos transmite e o sorriso que nos tranquiliza e dá força.

Estas minhas duas grandes mães foram tendo sempre a companhia de tias, primas, mães de amigas que tantas vezes foram mãezinhas. De todas elas agradeço em especial:

A tia Beibinha! Desde sempre incansável! A sua preocupação e o seu amor genuíno que faz com que a sua casa sempre tenha sido a nossa e a sua família também nos sinta um bocadinho dela! A mãe João não poderia ter tido melhor amiga!

A tia Ana! Ainda miúda antes de ser mãe dos seus foi-o das "Ticas"! Imparável! Nunca foram quatro lá em casa, fomos sempre seis! Esteja como estiver, onde for e que horas sejam, sei que dá a volta ao mundo se sentir que uma mão ou um beijinho são importantes naquele momento!

A tia Cristina! Tão mimosa e poeta! São inúmeras as horas de conversa, as tardes de confidências e as trocas de ternura! Sou o seu Passarinho Azul e sei que nela tenho sempre um ninho!

As primas Joana e Catarina! Mais do que irmãs vão sendo as minhas mãezinhas! Aturam-me e sobretudo acarinham-me!

A tia Leninha! De coração aberto, sem ter que o fazer, acolhe-me todos os dias de braços abertos e a ternura recebida é imensa!

Hoje vivo sem as minhas duas grandes mães! Sem a minha serenidade e o meu aconchego e não há dia que não sinta a falta delas mas sou Feliz, tenho que ser Feliz! :)
Não só por mim mas porque seria o que Elas com o amor que sentiam por mim mais desejavam, ver-me feliz!

Com todas as minhas queridas mães emprestadas e com Nossa Senhora que lhes tem dado sempre a mão, o caminho tem tido imensos dias de Sol radiante como o dia de hoje!

Obrigada a todas!

Espero um dia conseguir dar tanto a um filho meu como vocês todas me têm dado!