terça-feira, 3 de abril de 2012

Home Sweet new Home! :)


No meio de idas ao Hospital, do parto antecipado da Cassandra,  de tantos mimos recebidos, a alegria de tudo ter corrido bem e uma recuperação bastante melhor e mais rápida que a do Hortêncio, estava para nascer dia 1 de Abril uma nova casa! A minha casa e do Manuel! Como agora gosto de dizer a Nossa Casa!

Ainda não é fácil substituir o " a minha casa" por "a nossa casa", mas é com muito gosto que começo a contrariar esse hábito! :)

Uma casa que será o nosso cantinho! Uma casa que depois de muitas pesquisas e por não ter adorado as fotografias me recusei por duas vezes a ir vê-la, mas à terceira foi de vez!
O reconhecimento imediato da minha teimosia e agradecimento ao mediador pela sua paciência e insistência foram notáveis!

Pé direito com três metros e meio,  hall de entrada do tamanho da minha querida casa antiga! Entrámos na sala e imediatamente fomos preenchidos por um azul enorme, o rio! Rio e mais rio! Azul e barcos a passarem de um lado para o outro! Luz a entrar pelas duas janelas da sala com o fundo azul sempre ali a olhar para nós e a deixar-se admirar!
Apaixonei-me! Apaixonou-se o Manuel e acho que mesmo sem dizermos nada um ao outro ficámos logo com ela! A visita continuou, um quarto com a mesma vista que a sala, azul, barcos, rio e uma casa de banho  perto bem gira!
Que bom ter um quarto de visitas/escritório! Que bom poder receber amigos, tios, primos e que também eles possam acordar e respirar azul ao som das gaivotas! Que bom as visitas ficarem ali separados por largos metros e algumas paredes do nosso quarto! Que bom poderem ressonar e despejar o autoclismo sem nos acordarem! Que bom termos mesmo assim o nosso espaço!

Pelo corredor voltamos ao hall de entrada que nos leva para a cozinha! Óptima! Com uma mesa alta, perfeita para petiscar com os amigos, cozinhar ao som de uma música e copo de vinho na mão!
Óptima, por ser azul e nos lembrarmos do rio que temos do outro lado da casa! Óptima por ter uma janela enorme e entrar luz e ar fresco! Tão óptima que enquanto não lhe descobrir defeitos só me apetece cozinhar! Os risottos ali não devem dar dores no braço! ;)

Entre uma sala de arrumações e outra casa de banho também ela gira, chegamos ao nosso quarto!
Não temos o azul do rio, a vista desafogada mas temos uma janela grande com as portadas à antiga, por baixo da janela um banco de pedra igual aos da Graciosa! Que bom! Que familiar e antigo!
O melhor do quarto, a porta que se abre para um terraço, para o nosso terraço!
Talvez daqui a uns tempos já com flores, o mais provável é que sejam de plástico porque os meus dotes para a jardinagem já conseguiram matar algumas plantas bastante resistentes à falta de água e atenção! Por isso, não sei se arrisco matar mais!
Temos um cantinho para os dois, para a minha pele branca se preparar para a praia e não me confundirem com a areia! Para petiscos e rabiscos e o que nos der na cabeça! Para trocarmos o azul do mar pela lua no céu!

Conseguimos o nosso ginásio low cost, onde subimos três lances de escadas mas vale a pena!
Vale a pena e como sei que nem sempre serei adepta do exercício temos outra entrada! A entrada dos preguiçosos! Subimos uma ladeira que passa por baixo de casas e varandas, espaços abertos entre elas onde se espreita e vê nichos de céu! Uma rampa que a mim me faz lembrar Marrocos sem nunca lá ter estado!! Por aqui teremos apenas que fazer um bocadinho de step e subir um lance de escadas!

Ficámos maravilhados, adorámos o bairro! As pessoas, o movimento de estrangeiros, a Sé a cem metros, o Lux a oitecentos, as mercearias antigas, os restaurantes tipicamente portugueses, sushi, o Esperança, os Fados, as festas do bairro de alfama, o PoisCafé que nos faz sentir em casa e tudo o que ainda temos e vamos descobrir! Tudo o que a Sé, o Castelo e Alfama nos têm para dar! Tantas famílias ali tão perto de mim para o Ajudar Uma Família conhecer! Mil coisas passam por nós e mil pessoas de todo o mundo e tão diferentes!

A casa já é nossa! Já lá estamos! Já andámos e continuamos a procurar coisas para a decorar! A tentar fazer o milagre da multiplicação do dinheiro para conseguirmos comprar todas as coisas que adoramos! Juntos começámos a ver o que gostamos e não gostamos! Juntos começámos a ceder e a perceber que agora somos dois e que este número nem sempre é fácil mas o que não tem de fácil tem de extraordinário e espectacular! E ainda agora começou...

Muita coisa ainda há para fazer, muita coisa ainda há para encontrar, arrumar, descobrir e isso é que tem piada!Temos o nosso super cantinho! Que apesar de ser nosso será sempre que for oportuno também dos amigos e família!

Se estou com medo que corra mal? Se me lembro do passado onde prematuramente o fizemos por tão pouco tempo?
Sem procurar respostas tive uma do meu querido avô:  "Tudo se tem que aproveitar para crescer e amadurecer, nada se deve desperdiçar!"

A vida é errar e aprender, sofrer e sorrir! Nascemos e crescemos constantemente!
Gosto aprender e andar para a frente, ter uma visão alargada e vasta como a vista de nossa casa!
Não desperdiço o que aconteceu no passado, aprendemos e amadurecemos os dois! E neste ano e tal temos crescido e aprendido juntos! Temos uma relação tão boa e bonita que talvez sem os erros feitos não seria assim! Que não me engano e sei que muitos mais terá, porque faz parte da vida, porque os contos de fadas estão nos livros e nada é perfeito! Não ressuscito com um beijinho do Manuel mas acordo contente por o ter comigo ao meu lado! :)

Merecemos o nosso cantinho, o nosso espaço, a nossa vida a dois partilhada entre as mesmas paredes! Merecemos tanto ser felizes, merecemos tanto aquele rio, o céu, o apito do barco a arrancar para a outra margem, as flores penduradas nas casas, os pedintes castiços que nos guardam o carro, o senhor simpático da loja...
Merecemos ter um sitio nosso, onde fechamos os vidros duplos e estamos os dois um para o outro! Onde entre gargalhadas, risos e beijinhos, abraços e brincadeiras, discussões e confusões, música e copos nos vamos conhecendo! Vamos dando parte de nós um ao outro, onde aos poucos nos vamos descobrindo e voltando a descobrir! Onde nos vamos surpreender e compreender! Onde vamos chorar e delirar, onde entre aquelas paredes tantas coisas vamos contar!

Onde sem darmos conta, com o tempo nos vamos moldando e continuando sempre a sermos dois, passaremos a ser um. Estou pronta para esta aventura, estou pronta para este compromisso!

Estou pronta para viver esta fase da vida da forma mais descontraída possível, abrir as enormes janelas da casa e entrar ar fresco todos os dias! Estou pronta para com o Manuel encher a casa com as pessoas que mais gostamos e gozarmos boas energias e momentos! Estou pronta para me apaixonar por ela e os três, com a Sé tão perto irmos devagar , ao nosso ritmo vivendo e escrevendo esta história ainda tão no inicio daquilo que queremos que seja, que é a da Tikinhas e do Manuel!