segunda-feira, 16 de abril de 2012

Mais vale aprender que persistir e remediar!

Há alguns anos atrás, depois de uma grande festa de despedida de um amigo que terminado o curso foi viajar pelo mundo fora, uma amiga minha e eu resolvemos regressar a Lisboa do Estoril!
Foi uma noite animada, com caipiroscas e muita dança! Achámos que entre a "animação" das duas talvez eu estivesse "melhor" para guiar...

O acordar do dia seguinte em casa foi normal!
Começámos a falar da noite e apercebo-me que me lembrava de tudo lindamente até porque não tinham sido tantas caipiroscas! Lembrava-me lindamente de tudo, menos da viagem de carro para casa! Lembro-me ainda hoje de entrar no carro, de ser eu a condutora! De estarmos a chegar a casa! O percurso pela A5 até chegarmos a casa? Tenho imagens vagas! Imagens e cenas minhas a guiar mas não tenho a lembrança de ter a total consciência do que estava a fazer!

Esta falta de lembrança, este nevoeiro cerrado na minha memória deixou-me aterrorizada!
Não conseguia deixar de ter uma sensação estranha! Como é que podia eu, não me lembrar de uma viagem de carro? Como é que não me conseguia lembrar que arranquei, pus mudanças, acelerai, travei, ultrapassei e estacionei!?!?!? PÂNICO! MEDO! TERROR!

Odiei a experiência, odiei a sensação e ainda hoje ao falar e escrever obre isto sinto-me estúpida e ridícula!
Ridícula por me ter posto naquela situação! Às vezes conseguimos ser burros, egoístas e ter um  desrespeito descarado e falta de vergonha enorme por nós e pelos outros!

Ridicularizamos a nossa dignidade e respeito por aquilo que nos dá forma e sentido, a vida!

Tomamos a liberdade de sermos instrumento ameaçador da nossa vida e da vida dos outros!
Corremos o risco de terminar com a nossa liberdade e com a dos outros!  De tantas outras coisas e nenhuma delas positiva...Corremos o risco consciente de perdermos a nossa qualidade de vida! Desafiamos as leis da vida desnecessariamente e muitas vezes com os que mais amamos ao nosso lado, no nosso carro!

A vida já é tão insegura e frágil! Já sóbrios e em estado legal para conduzir acontecem tantos acidentes inesperados, tantos choques e desastres! Já temos os cancros, tumores, catástrofes naturais e tantas outras partidas no caminho, para quê sermos nós próprios a pormos mais uma?

Chega mesmo a ser falta de dignidade, falta de dignidade por nós, pelos outros e principalmente pela Vida! Quantas e quantas pessoas não davam tudo para ter os que já partiram ao seu lado? Com que direito é que nos colocamos na posição de a desperdiçar e arriscar brincar com a dos outros?!
Infelizmente famílias são destruídas, de quatro rodas há quem passe a andar em duas! Infelizmente tudo o que transmite calma e serenidade, tudo o que permite encontrar tranquilidade desaparece e dá lugar ao desanimo, tristeza, peso na consciência, insegurança e remorso!

Antes de entrarmos num carro depois de uma noite de copos, depois de dançarmos e nos divertirmos temos que ter respeito por todos aqueles que também o fizeram e nos consideraram! Por todos aqueles que por respeito a eles e a todos os que andam na estrada não conduziram alcoolizados!

Antes de dizermos que estamos bem e não faz mal, antes de perguntarmos aos amigos se há policia no caminho, convém ganharmos consciência de que realmente os azares acontecem e a tendência é para serem mais frequentes que as sortes! Os azares deixam de o ser quando os procuramos demasiadas vezes! Quando os tratamos constantemente por tu, os azares passam a ser comportamentos e os comportamentos têm causas e os efeitos exigem responsabilidade!


Rezo por todas as famílias que perderam alguém devido a condutores com álcool!
Agradeço por há uns anos ter chegado viva a casa sem ter magoado alguém no caminho! Agradeço não ter sido preciso mais do que um nevoeiro na minha memória para me aperceber do quão grave é guiar simplesmente "alegre"! 


Peço a Nossa Senhora por todos aqueles que já tendo sido apanhados, já tendo tido acidentes e com eles a enorme sorte de estarem bem, continuam a achar que que são senhores e donos das estradas e das vidas que nelas andam! Rezo para que não seja preciso mais do que isso para perceberem e mudarem...

Peço a todos que tenham atenção! Não esperem que vos aconteça ou aconteça a alguém perto de vocês para começarem respeitarem os outros, para se revoltarem com a falta deles!
Há coisas que não conseguimos remendar...há coisas que nos ultrapassam e das quais nem o arrependimento atenua as consequências! Mas há coisas que podemos evitar, conduzir sem estar alcoolizado depende pura e simplesmente de cada um!


A vida é complexa, divertida, bonita, espectacular e mil adjectivos teria aqui para a exaltar e descrever mas ao mesmo tempo consegue ser  frágil e surpreendente, para quê testá-la?

Aproveitemos e gozemos a vida e que nesse gozo, não sejamos nós a causa impeditiva de outros a gozarem também na sua plenitude! ;)